segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O CÂNTICO DO EMMANUEL
11 de Novembro de 1993 



- A Paz esteja contigo. É o teu Senhor que te fala e é pela Minha Glória que Eu Me revelo a ti e à tua sociedade 1 ! Vem, vem cantar-Me um cântico. 

- Eu não sei cantar, Senhor.  


- Tu não sabes cantar? Então, deixa-Me escrever, juntamente contigo, as palavras de um cântico 2 . Mesmo, pois, que as leias com o teu coração, a sua entoação transformá-las-á numa verdadeira melodia, a Meus Ouvidos. Escreve: 

Emmanuel, vem, 
vem, Meu Bem-Amado, 
vem reavivar minha alma, 
vem dotar minha alma de vida! 
Ó Bem-Amado do Pai, 
eu abri a porta do meu coração; 
terei de esperar por tanto tempo, 
antes que Vós penetreis nos meus aposentos? 
Só a Vossa passagem no meu coração 
deixará atrás de Si um rasto 
do mais delicado aroma do Vosso perfume, 
porque o Vosso Amor curará a minha alma lastimável. 

Espírito de Amor, 
concedei-me apenas 
a minha parte de Vosso Amor; 

Emmanuel, vinde, 
vinde Meu Perfeito, 
vinde arrebatar minha alma, 
antes que a demissão se abata 
sobre o meu miserável coração! 

Ó Bem-Amado do Pai, 
Como sois belo! 
Filho do Altíssimo, 
quem é semelhante a Vós? 

Vinde atrair-me ás pegadas de Vossos Passos, 
e caminhemos juntos; 
seguiremos os sinais 
deixados pela Mão de Vosso Pai, 
que levam ao Seu Jardim de Delícias. 
Seguiremos, meu Bem-Amado, 
num só coração e num só espírito, 
o caminho tão delicadamente perfumado 
que Vosso Pai dispôs para mim; 
para me encorajar, 
cobriu de safiras meu caminho; 
para me tranquilizar, 
assinou em mim, por toda a parte, 
com óleo, o Seu Santo Nome. 
Ó Bem-Amado do Pai, 
Vós, cujas Mãos escorrem 
de pura mirra 
desde a Vossa Ressurreição, 
vinde arrebatar minha alma 
com um só dos Vossos Olhares. 
Basta-me 
manter minha alma 
tranquila e calma, 
basta-me 
deleitar meus olhos 
na Vossa Presença. 

Sopro do meu jardim, 
Fonte da minha alma, 
Fonte do Sublime Amor, 
simultaneamente adorável e Santo, 
Vós, de quem vem toda a fecundidade, 
derramai o Vosso Espírito 
sobre toda a humanidade; 
manifestai o Vosso Imenso Amor 
no Céu e na terra. 
Ó Bem-Amado do Pai, 
Vós sois perfeitamente Magnífico; 
a que posso eu comparar-Vos, 
Vós, minha Vida? 
A uma coluna de fumo de incenso, 
a um raio de luz cintilante, 
a uma emanação de pura mirra. 

Vossa Presença, Senhor, 
está, majestosamente, diante de mim 
e ah! como se eu própria fosse rainha, 
Vós elevais-me, para abraçar minha alma, 
ciciando delicadamente ao meu ouvido 
o Vosso Amor: 


"Minha pomba, 
Eu estou doente de amor por ti. 
Eu venho, do mais alto do Céu, 
visitar-te; 
Deixei a Minha Coroa 
e desci do Meu Trono. 
Não tardarei, 
apenas um pequenino instante, ainda, 
agora um bem pequenino instante, 
e o anátema será levantado; 
Eu Próprio vos renovarei 
e vos devolverei a vossa divindade; 

Minha bem-amada, 
a ti, que tens sede do Meu Amor, 
Eu Mesmo te darei gratuitamente 
da água do poço da vida; 
o teu Rei não terá descanso, 
nenhum, bem-amada da Minha Alma, 
até que tu Lhe permitas 
selar o teu coração 
com o Seu Beijo Divino, 
um Beijo da Sua Boca 3 . 

Não reparaste 
como o sol se escureceu, 
todas as vezes que duvidaste do Meu Amor? 
Aproxima-te de Mim, 
alma bem-amada, 
e Eu derramarei em ti 
inúmeros tesouros 
de Meu Sagrado Coração; 
Eu Mesmo te Os reservei só para ti, 
para tornar a tua alma 
como autêntica primavera, 
e a transformar numa torre de marfim, 
um Céu só para Mim. 

Não terás já reconhecido 
como Eu te enxertei em Mim? 
Faz-Me ouvir, de novo, a tua voz..." 

Como Vós sois Esplêndido, 
Vós, o ungido, 
Cordeiro Sacrificial de Deus, 
rodeado dos Vossos Anjos 
e de todos os Santos, 
O Irresistível, 
Reflexo do Pai, 
Luz três vezes santa, 
Um só em Três, 
Três n'Uma Só Luz, 
mais Brilhante que mil sóis; 
Como me tenho eu julgado digna 
de ver o Filho 
e, no Filho, o Pai? 


"Não ouviste ainda, Minha pomba, 
que os humildes rejubilarão em Mim 
e que os pobres exultarão 
na Minha Presença? 
Não tens notado a fraqueza 
que Eu tenho pelos miseráveis 
e quanto Eu Me deleito 
em instruir os pobres?" 

Meu Deus, Meu Deus! 
quem é aquela que se levanta 
como a aurora 
luzente na penumbra 
como a estrela da manhã? 
Quem é aquela, 
mais bela que a luz, 
parecida com o sol 
e com um grande pórtico 
aberto no Seu Coração? 


"É a Rainha do Céu, 
é Minha Mãe e vossa Mãe, 
a mais fascinante das mulheres, 
bela como o Céu, 
radiante com a Minha Glória, 
única na Sua Perfeição, 
a Delícia da Minha Alma; 

Ela é a Mulher 
que traz as doze estrelas 
como coroa, na Cabeça, 
o Vaso da Minha Glória, 
Reflexo da Minha Luz Eterna; 
é Aquela, cuja Presença, 
nos Meus Palácios, 
ultrapassa, em brilho, 
todas as constelações juntas; 

Ela é o Vaso da Verdadeira Luz, 
do Verbo feito carne 
e que viveu no meio de vós; 

Ela é Graça n'A Graça, 
o mais Doce Cântico dos salmistas; 
Ela é o Tema do Meu Júbilo, 
Minha Honra e Minha Altivez; 

Ela é a Porta do Céu, 
Aquela que mostra a Seus filhos 
como entrar no Meu Reino; 
Ela é a Minha Obra-Prima, 
é a Consoladora 
de vosso Consolador 
Corredentora de vosso Redentor, 
a Esposa de Meu Espírito Santo. 

Minha filha, 
não mais descansarei 
enquanto te não introduzir também 
na Casa de Minha Mãe, 
na Mansão que é a Sua, 
onde Ela Me concebeu, 
para, também a ti, te revelar 
a Sua Beleza. 

Por conseguinte, Minha bem-amada, 
como o estalido de um relâmpago, 
todos os mistérios 
que te pareciam poços de enigmas, 
te irão ser já revelados também a ti, 
e tu compreenderás o motivo 
pelo qual a Mulher revestida de Sol 
desce agora dos Meus Palácios 
ao encontro de todos vós 
em momento de tanta escuridão. 

Que os teus olhos, Minha pomba, 
se virem para a frente: 
que o teu olhar se endireite, à tua frente. 

Pelo Caminho, por onde 
Eu Mesmo passei, 
Eu regressarei, Meu amor. 
Eu Mesmo virei vigiar a Minha Vinha. 
Emmanuel estará convosco ". 


- Isto agrada-te? 


- Muito! 

- Então, bendiz-Me, louva-Me e ama-Me... 

- Que o Vosso Nome seja bendito e louvado, 
que o Amor nos ensine a amá-Lo. 

Que possamos aprender a procurar-Vos 
em simplicidade de coração. 

Que o Vosso Espírito Santo possa 
encher o mundo inteiro. 

Não deixeis murchar nenhuma das vossas flores 
mas fazei-as desabrochar, 
com um perfume delicado 
para Vos glorificar, 
ó Santo dos Santos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário